.15 de junho de 2016

Programa "Infância Querida" oferece educação infantil em comunidade de São Paulo

Crianças são atendidas pelo programa Infância Querida da Associação Comunitária Monte Azul, em São Paulo
(Foto: Divulgação/Monte Azul)
Programa Infância Querida é voltado para educação infantil da Monte Azul e atende crianças de 0 a 6 anos de idade

Associação Comunitária Monte Azul é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com atuação nas áreas de: Educação e Assistecia Social, Saúde, Cultura e Meio Ambiente. Fundada em 1979, a Monte Azul atende crianças, adolescentes e adultos moradores de comunidades da periferia da Zona Sul de São Paulo, capital: (www.monteazul.org.br).
Sua história é dedicada à promoção de atividades educacionais e de proteção infantil, dentre as quais a formação integral na primeira infância. Atendendo ao direito universal de educação e de proteção às crianças, nos anos oitenta a Associação Comunitária Monte Azul criou creches, firmando convênio junto à Secretaria Municipal de Educação. Hoje, o Núcleo Monte Azul atende 130 crianças, com idade entre 0 e 3 anos, em uma creche conveniada. O projeto pedagógico é baseado nas novas diretrizes curriculares nacionais do MEC e nos princípios básicos da Pedagogia Waldorf.
No entanto, nesta creche não temos permissão de escolher quais crianças a frequentarão e, como consequência disso, 70% das crianças não pertence à comunidade. Também, de acordo com a Pedagogia Waldorf, as crianças devem permanecer no „jardim de infância“, que corresponde à „creche“, até que seu corpo físico esteja inteiramente formado, o que se reflete na troca de dentes aos seis anos completos, o que não é possível nas creches conveniadas.
Assim, para acolher às crianças moradoras da comunidade e até que elas tenham seis anos completos, foi criado o Programa Infância Querida, atendendo crianças de dois a seis anos, localizada no coração da favela Monte Azul, região onde não existem escolas municipais de educação infantil em quantidade suficiente.
Hoje, a manutenção do espaço é realizada por meio de doações e a contribuição mensal de alguns pais, dando oportunidade para 20 crianças serem atendidas em período integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Sementinhas Brincantes - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger